A História do Seguro de Transportes

Há muitos séculos, durante a Idade Média, as rotas comerciais marítimas eram a principal forma de comércio internacional. No entanto, essas rotas eram perigosas e constantemente ameaçadas por piratas e outros criminosos. Devido a esse ambiente arriscado, o transporte de mercadorias era incerto e muitas vezes resultava em perdas significativas para os comerciantes.

Existem registros da existência de uma modalidade rudimentar de contrato de seguro firmado entre condutores de caravanas da Mesopotâmia 2.250 A.C. para proteção contra a perda de burros usados no transporte, quando esses caíam vítimas de feras ou ladrões.

Como resultado, os comerciantes começaram a se organizar em grupos para compartilhar os riscos e as perdas, o que acabou evoluindo para a criação das primeiras companhias de seguros marítimos na Europa.

imagem de navio
No século XVII, a Inglaterra emergiu como um centro de comércio marítimo, e foi lá que surgiram as primeiras companhias de seguros marítimos. A primeira delas foi a “The Insurance Office”, fundada em 1667. Ela oferecia cobertura para as perdas sofridas pelos proprietários de navios e cargas, e era financiada por um grupo de investidores que compartilhavam o risco.

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, outras companhias de seguros marítimos surgiram em toda a Europa, incluindo a Lloyd’s of London, que foi fundada em 1688 e se tornou uma das maiores e mais conhecidas companhias de seguros do mundo.

Com a Revolução Industrial, as ferrovias e os transportes terrestres se tornaram mais comuns, e o seguro de transporte se expandiu para cobrir esses meios de transporte. No início do século XX, as companhias de seguro começaram a oferecer seguros de transporte para cargas aéreas, que se tornaram cada vez mais importantes com o advento da aviação comercial.

Durante a primeira metade do século XX, as companhias de seguros de transporte se tornaram cada vez mais sofisticadas em suas análises de risco e desenvolveram novas tecnologias para avaliar e mitigar esses riscos. Por exemplo, a introdução do contêiner de transporte na década de 1950 permitiu que as companhias de seguro protegessem as cargas durante todo o trajeto de transporte, desde a origem até o destino.

Atualmente, o seguro de transporte é uma parte importante do comércio global e está disponível para empresas de todos os tipos e tamanhos, cobrindo uma ampla gama de riscos, incluindo roubo, danos, avarias e outros eventos imprevistos. A cobertura pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada carga ou remessa, e os seguros de transporte também podem incluir serviços de rastreamento de carga, gerenciamento de riscos e outros recursos para ajudar os proprietários de cargas a minimizar os riscos, tudo isso é fundamental para garantir que as mercadorias sejam entregues com segurança e eficiência em todo o mundo.

Com o avanço da tecnologia, o seguro de transporte continuará a evoluir para atender às necessidades em constante mudança dos proprietários de carga e remessas, garantindo que o comércio global continue a prosperar.

— No Brasil —

O seguro de transporte no Brasil tem uma história que acompanha o desenvolvimento econômico do país. Durante o período colonial, o Brasil era rota comercial para a Europa muito importante, e os seguros marítimos eram oferecidos por companhias europeias que tinham filiais no país. No entanto, foi somente em 1808, com a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, que os seguros de transporte começaram a ser comercializados no Brasil. O mercado de seguros no país era ainda incipiente e concentrado nas mãos de poucas companhias.

Em 1850, foi fundada a primeira companhia de seguros brasileira, a “Companhia de Seguros Boa-Fé”, que oferecia principalmente seguros marítimos. Ao longo das décadas seguintes, outras companhias foram fundadas, mas o mercado de seguros ainda era pouco desenvolvido e concentrado. Foi somente no final do século XIX e início do século XX que o mercado de seguros começou a se expandir no Brasil, especialmente com o aumento das atividades de comércio e industrialização. Em 1926, foi criado o “Instituto de Resseguros do Brasil” (IRB), que se tornou um importante órgão regulador e ressegurador no mercado de seguros.

Na década de 1960, o governo brasileiro começou a intervir no mercado de seguros, estabelecendo normas e exigindo a criação de seguradoras estatais. Em 1966, foi criado o “Sistema Nacional de Seguros Privados”, que visava a regulamentação e fiscalização do mercado de seguros, nessa época foi criado também o Seguro Obrigatório de RCTR-C promulgado em 07/12/1967. Na década de 1990, o governo brasileiro promoveu uma série de reformas econômicas que abriram o mercado de seguros para a concorrência estrangeira. Isso levou a um aumento da competição e da diversificação dos produtos de seguros no país.

Hoje em dia, o mercado de seguros no Brasil é um dos maiores da América Latina, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo seguros de transporte, para empresas de todos os tamanhos. As seguradoras brasileiras investem em tecnologia e inovação para oferecer serviços mais eficientes e personalizados aos clientes, garantindo a proteção de suas cargas e mercadorias em todo o país e no exterior.

——– 28 de fevereiro de 2023 ——–

Fontes: Livro – “Seguro: Conceitos, Definições e Princípios de Julio Cezar Pauzeiro”; Sites sindsegrs.com.br/institucional/historia-do-seguro/, revistaapolice.com.br/2018/10/a-historia-do-seguro/, ri.irbre.com/a-companhia/sobre-a-companhia/

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