Prevenção contra estelionato e Apropriação indébita

Diante da elevação do volume de desvios de carga promovido por motoristas, em sua maioria “carreteiros/terceiros”, destacamos algumas medidas que podem auxiliar a inibir ações criminosas em sua transportadora.


Uma característica, sobretudo nas contratações à distância, é o perfil passivo desses motoristas no ato da contratação do frete. Eles não negociam valor de frete, pedágio, adiantamento ou qualquer outra despesa, o que lhes interessa é obter passe livre para coletar a carga, para isso eles concordam com tudo passivamente, o que os difere do carreteiro comum que está mais interessado no frete do que na carga e sempre negociam ao máximo.  

Para repelir esse tipo de criminoso é preciso apresentar um ambiente de controle e fiscalização, de modo que o motorista mal-intencionado não se sinta confortável, mas sim pressionado, durante a contratação, obrigando-o a desistir do golpe.

Para tanto sugerimos as seguintes ações preventivas:

 
    • Solicitar foto do motorista ao lado da placa do cavalo e da carreta: Importante confrontar essa foto com a da CNH apresentada, pois o uso de documentação falsa é muito comum.  
    • UF das placas e tempo de aquisição do conjunto transportador: O padrão dessas quadrilhas é operar com veículos híbridos, ou seja, a placa do cavalo é de um estado e da carreta é de outro. O tempo de aquisição do veículo também é sempre recente, questão de meses.
    • Solicitar check-list do veículo transportador: A primeira desculpe usada para sair da programação da rota ou do prazo, são problemas no veículo, por isso, é importante se antecipar e inibir essa simulação solicitando fotos e informações, sobretudo das condições mecânicas do conjunto transportador. 
    • Conferir as referências profissionais: Ao invés de ligar nos contatos passados pelo motorista, geralmente telefones celulares, procure entrar em contato com as transportadoras indicadas pelo PABX e consulte o departamento de RH para conferir a referência.
    • Combinar horários de início, previsão de tempo de viagem, rota e pontos de parada: Procure obter o máximo de informação do motorista sobre a viagem, pedindo o máximo de detalhes possível.
    • Fazer contato periódico com o motorista do início ao fim da viagem: No ato da contratação informe que toda viagem será tele monitorada, com pelo menos três contatos diários com o motorista (manhã, tarde e noite).
    • Solicitar localização do motorista via WhatsApp: Se o veículo transportador não possuir rastreador, solicite que o motorista compartilhe e localização pelo WhatsApp durante toda viagem.
    • Isca “fake” na carga: Para embarques com maior valor agregado, informe ao motorista, no ato da contratação, que a carga será monitorada por isca (rastreador móvel)

GESTÃO DE RISCO SOLIST

——– 13 de março de 2023 ——–

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